São Paulo, Terça-feira, 10 de Agosto de 1999
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Aumenta participação estrangeira

da Reportagem Local

A compra de parte do capital do grupo Pão de Açúcar pela empresa francesa Casino reforça a tendência de internacionalização dos supermercados no Brasil. Com a aquisição, os estrangeiros passam a responder por 27% do faturamento total das redes (R$ 50 bilhões). Em 1997, as empresas estrangeiras eram responsáveis por 15% das vendas, segundo o consultor de marketing Francisco Rojo.
É uma situação diferente da que vigorou até meados da década de 90. Tradicionalmente, os supermercados brasileiros eram empresas de administração familiar, que começaram como pequenas mercearias e cresceram com os lucros obtidos no próprio negócio. A grande exceção era a francesa Carrefour, líder de mercado, que respondia pela quase totalidade das vendas dos supermercados estrangeiros no país.
"Antes da onda de aquisições, os estrangeiros respondiam por cerca de 12% das vendas dos supermercados", diz Rojo. "A participação dos estrangeiros mais do que dobrou nos últimos quatro anos."
A presença dos estrangeiros é mais forte entre as grandes empresas. Em 1998, os estrangeiros tinham 28% do faturamento das 300 maiores redes (R$ 38 bilhões). Com a compra da participação no Pão de Açúcar, os estrangeiros devem ficar com 37,2% das vendas, diz Luiz Fernando Biasetto, da consultoria Marcos Gouvêa.
"Como o mercado europeu já está saturado, as empresas estão investindo no Brasil", diz Fernando Biasetto. "Mas a maioria das grandes redes brasileiras já foi vendida. O preço das redes que sobraram está cada vez mais alto."


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