São Paulo, terça-feira, 10 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa que indicado preside já teve ajuda do governo no passado

DA REDAÇÃO

Com sólidos laços republicanos, John Snow, 63, possui também contatos na oposição democrata e assume o Tesouro norte-americano com a missão de manter melhores relações no Congresso do que seu antecessor, Paul O'Neill, 67. Snow também é próximo do presidente do Federal Reserve, Alan Greenspan.
Ainda que os republicanos tenham a maioria na Câmara e no Senado, o novo secretário precisará de muita diplomacia para aprovar o pacote de medidas com as quais o governo pretende retirar a economia da estagnação. O reaquecimento econômico é tido com questão central para a ambição de George W. Bush de conquistar um segundo mandato.
Estará a cargo de Snow a liderança do processo de moralização corporativa no país. Mas ontem mesmo algumas questões já pesavam sobre a indicação do executivo para o Tesouro.
A CSX, empresa ferroviária da qual Snow era presidente, foi uma das principais doadoras da campanha de Bush. Além disso, a companhia se beneficiou no passado de ajuda do governo.
Assim como O'Neill, que era acionista da empresa que presidia, a Alcoa, Snow detém 2% das ações da CSX. No ano passado, recebeu US$ 10,1 milhões em comissões, numa prática que tem sido condenada depois da eclosão dos escândalos contábeis.
Outro ponto controverso é a associação de Snow ao Augusta National Golf Club. O clube, onde ocorrem os torneios Masters de golfe, é alvo de críticas porque não aceita mulheres como sócias.
Snow chefiou o processo de desregulamentação das ferrovias quando trabalhava no Departamento de Transportes, durante o governo de Geral Ford, na década de 1970. Mais tarde, a CSX seria uma das principais beneficiadas pela abertura do setor.


Texto Anterior: Secretário tem relação distante com o Brasil e a América Latina
Próximo Texto: Vizinho em crise: Duhalde aceita pedido de renúncia do presidente do BC da Argentina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.