São Paulo, terça-feira, 10 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TROCA DE GUARDA

Atual presidente vai para o conselho de administração, mas continuará a intervir nas decisões da rede

Abílio deixa direção do Pão de Açúcar

ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O grupo Pão de Açúcar, a maior rede de varejo do país, prepara mudanças na atual estrutura de comando. O presidente da empresa, Abílio dos Santos Diniz, deixará o cargo e passará a ocupar a posição de presidente do conselho de administração do grupo, espaço preenchido hoje por seu pai, Valentim dos Santos Diniz, segundo a Folha apurou.
No lugar de Abílio entrará o atual vice-presidente administrativo financeiro, Augusto Marques da Cruz Filho, executivo da companhia desde setembro de 1994.
Marques é o braço direito do empresário e foi um dos executivos que permaneceram no alto escalão do grupo após a reestruturação feita em meados do ano passado, que resultou na demissão de oito diretores.
Com isso, Ana Maria Diniz, vice-presidente de operações, que chegou a ser cotada por analistas de mercado para ocupar a vaga do pai, não terá chance de comandar o grupo. Porém a opção foi dela, que não aceitou o cargo. João Paulo Diniz, filho de Abílio, que era visto também como opção, mas com menor possibilidade, permanece como membro do conselho.
Hoje haverá uma reunião dos membros do conselho para discutir a questão. Amanhã, o empresário deverá participar da reunião anual de direção, no Credicard Hall, em São Paulo, onde deve dar detalhes a respeito das mudanças. A empresa nega, mas diz que amanhã a direção dará informações à imprensa sobre o tema "governança na empresa".
Com as alterações, Abílio não se afastará completamente do grupo, pois continuará a intervir nas decisões da empresa. A idéia é iniciar um processo de transição de forma que a rede seja administrada, em 2003, por executivos de mercado. A mudança é bem-vista por analistas que acompanham o setor, ouvidos pela Folha.
Augusto Marques foi diretor financeiro da Tintas Coral. Nos oitos anos no Pão de Açúcar, esteve à frente do processo de expansão acelerada da companhia nos anos 90 -que levou o Pão de Açúcar, com vendas acima de R$ 8 bilhões, a superar o arquiinimigo Carrefour.
Atualmente, o conselho de administração do grupo é composto por 11 membros, todos acionistas. Cada conselheiro é eleito para um mandato de três anos. Toda a gestão do grupo é feita pelo conselho de administração, responsável por definir as linhas estratégicas de atuação da companhia, e pela diretoria executiva, que tem a função de executar as diretrizes e a operação do negócio.


Texto Anterior: Protesto no ar: Manifestação de pilotos contra cortes obriga Alitalia a cancelar 58 vôos

Próximo Texto: Mercado financeiro: Com giro de R$ 334,8 mi, Bolsa cai 2,17%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.