São Paulo, Terça-feira, 11 de Janeiro de 2000


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Time Warner viveu crise nos anos 80

do "The New York Times"

O anúncio de ontem sobre a America Online ter comprado a Time Warner cria as condições para que a mídia tradicional do século 20 dê suas primeiras passadas em direção a um mundo que será dominado pela mídia ligada à Internet nos próximos cem anos.
A Time Warner, que estava se afogando em dívidas no final dos anos 80, construiu uma impressionante estabilidade na imprensa tradicional como nas revistas "Time", "Sports Ilustrated" e "People", nas TVs por assinatura CNN e HBO, no estúdio de cinema e gravadora Warner e emergiu no final do século com vendas mundiais de mais de US$ 12 bilhões.
Mas no entardecer do novo milênio, se tornou parte de uma companhia que tem construído sua reputação na chamada "nova mídia" da era do computador. O diretor-executivo da Time Warner, Gerald Levin, sucessor de Steve Ross, que morreu em 1992, será o presidente da nova AOL Time Warner.
O aviso que algo iria mudar estava evidente no ano passado, quando os diretores Bob Daly e Terry Semel deixaram os estúdios Warner Bros depois de 20 anos.
A saída deles levou à transição da Time Warner de uma empresa baseada em entretenimento para uma companhia da era digital e do cabo, escreveu Peter Bart, da revista "Variety". "O balanço de poder, que uma vez esteve no escritório de Daly, agora descansa no escritório de Levin, em Nova York".
Sob o comando de Levin, Time Warner poderia se autoproclamar o líder mundial de mídia múltipla (filmes, produções de TV, sistemas de cabo e programação via cabo, como a Turner Entertainment). Ela também possui o time de beisebol Atlanta Braves e o Campeonato Mundial de Luta Livre, muito popular nos EUA.
Quase 50% das vendas são geradas por meio da Warner Bros., que produz e distribui programação com filmes, séries de TV, e fitas de vídeo.
Time Warner também administra o maior sistema a cabo dos Estados Unidos, que serve quase 13 milhões de assinantes. O serviço que dispõe, o Home Box Office, é o mais popular da TV paga nos Estados Unidos, que, com a afiliada Cinemax, tem cerca de 35 milhões de assinantes.
Além disso, a Time Warner é dona da "The WB Television Network", que foca em audiências jovens com programas como "Dawson's Creek" e "Pokemon", e tem participação nos canais a cabo "Comedy Central" e "Court TV".
Isso tudo está a uma longa distância de 1989, quando Time Inc. e Warner Comunications se fundiram. Para gerar recursos e aumentar os sistemas a cabo, Time Warner Inc. criou TWE em 1992, como uma parceria para englobar a maior parte de sua produção cinematográfica e operações de TV por assinatura.
Agora o problema vai ser jurídico: grandes empresas como a Microsoft estão respondendo por formação de monopólio.


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