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Time Warner viveu crise nos anos 80
do "The New York Times"
O anúncio de ontem sobre a
America Online ter comprado a
Time Warner cria as condições
para que a mídia tradicional do
século 20 dê suas primeiras passadas em direção a um mundo que
será dominado pela mídia ligada
à Internet nos próximos cem
anos.
A Time Warner, que estava se
afogando em dívidas no final dos
anos 80, construiu uma impressionante estabilidade na imprensa tradicional como nas revistas
"Time", "Sports Ilustrated" e
"People", nas TVs por assinatura
CNN e HBO, no estúdio de cinema e gravadora Warner e emergiu no final do século com vendas
mundiais de mais de US$ 12 bilhões.
Mas no entardecer do novo milênio, se tornou parte de uma
companhia que tem construído
sua reputação na chamada "nova
mídia" da era do computador. O
diretor-executivo da Time Warner, Gerald Levin, sucessor de Steve Ross, que morreu em 1992, será
o presidente da nova AOL Time
Warner.
O aviso que algo iria mudar estava evidente no ano passado,
quando os diretores Bob Daly e
Terry Semel deixaram os estúdios
Warner Bros depois de 20 anos.
A saída deles levou à transição
da Time Warner de uma empresa
baseada em entretenimento para
uma companhia da era digital e
do cabo, escreveu Peter Bart, da
revista "Variety". "O balanço de
poder, que uma vez esteve no escritório de Daly, agora descansa
no escritório de Levin, em Nova
York".
Sob o comando de Levin, Time
Warner poderia se autoproclamar o líder mundial de mídia
múltipla (filmes, produções de
TV, sistemas de cabo e programação via cabo, como a Turner Entertainment). Ela também possui
o time de beisebol Atlanta Braves
e o Campeonato Mundial de Luta
Livre, muito popular nos EUA.
Quase 50% das vendas são geradas por meio da Warner Bros.,
que produz e distribui programação com filmes, séries de TV, e fitas de vídeo.
Time Warner também administra o maior sistema a cabo dos Estados Unidos, que serve quase 13
milhões de assinantes. O serviço
que dispõe, o Home Box Office, é
o mais popular da TV paga nos
Estados Unidos, que, com a afiliada Cinemax, tem cerca de 35 milhões de assinantes.
Além disso, a Time Warner é
dona da "The WB Television Network", que foca em audiências jovens com programas como
"Dawson's Creek" e "Pokemon",
e tem participação nos canais a
cabo "Comedy Central" e "Court
TV".
Isso tudo está a uma longa distância de 1989, quando Time Inc.
e Warner Comunications se fundiram. Para gerar recursos e aumentar os sistemas a cabo, Time
Warner Inc. criou TWE em 1992,
como uma parceria para englobar
a maior parte de sua produção cinematográfica e operações de TV
por assinatura.
Agora o problema vai ser jurídico: grandes empresas como a Microsoft estão respondendo por
formação de monopólio.
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