São Paulo, sábado, 11 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Brincando com números
Não dá para entender o Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). No país da tecnologia e dos satélites, quase um ano depois do plantio da soja do ano passado, eles descobriram que a área semeada com soja é 400 mil hectares maior do que a prevista anteriormente.

Jogo com estoques
Na avaliação de Fernando Muraro, da Agência Rural, de Curitiba, é um jogo de números para encobrir a forte queda dos estoques internos do produto nos EUA. A falta de soja empurraria os preços para cima em um momento em que o Brasil será o principal fornecedor do produto no mercado mundial.

Os números
No relatório de safra e de estoques divulgados ontem -o de fechamento de safra-, o Usda alterou para 29,9 milhões de hectares a área de colheita de soja nos Estados Unidos. Elevou também a produtividade de 42 para 42,4 sacas por hectare. O resultado foi uma aumento da safra para 74,3 milhões de toneladas.


Estoques finais
Muraro diz que esse jogo de número permitiu ao Usda elevar os estoques finais dos EUA de 4,7 milhões para 5,2 milhões de toneladas, diminuindo a pressão sobre os preços. Ontem a soja caiu 3,71% em Chicago. Muraro acredita, no entanto, que já em junho próximo serão anunciados estoques de 3 milhões de toneladas.

Exportações aquecidas
As exportações de soja dos EUA sobem para 25,3 milhões de toneladas nesta safra, 3,3% acima das previsões anteriores. A China, com compras de 14,5 milhões de toneladas, auxiliou nessa alta das vendas externas dos EUA.

Valor agregado
O governo paulista quer aumentar o valor agregado dos produtos agrícolas e gerar mais renda para os produtores. Uma das saídas é a exportação. Ainda não está decidido se será criada uma agência específica para exportação ou outro organismo ligado ao governador para incentivar essas vendas. A decisão deve sair em breve.

Política agrícola
Ivan Wedekin é o novo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. Foram confirmados também, no Diário Oficial, José Amauri Dimarzio, como secretário-executivo, e Maçao Tadano, como titular da Secretaria de Defesa Agropecuária.

Sem pressão
O Conselho Canadense de Trigo prevê maior oferta e preços menores para o produto na safra 2003/4. As previsões ainda são muito preliminares, eles avisam, mas se confirmadas viriam em boa hora. O Brasil foi bastante castigado pelos aumentos internacionais dos preços em 2002.

Mais leite
Contrariando a tendência dos anos anteriores, o número de bovinos destinados à produção de leite aumenta no Estado de São Paulo. No primeiro semestre de 2002, foi 1,74 milhão de cabeças, com alta de 2% em relação ao ano anterior, segundo pesquisa do Instituto de Economia Agrícola.

Incentivo dos preços
O aumento de animais na pecuária leiteira se deve à melhora de preços do leite. Mesmo nesse período de safra, os produtores continuam recebendo mais pelo leite produzido do que nos anos anteriores.

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado Financeiro: Bovespa sobe 2,8% e volta ao nível de junho
Próximo Texto: Cobertor curto: Liberação de recursos deverá ser suspensa na próxima semana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.