São Paulo, quarta-feira, 11 de fevereiro de 2004

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Empresas perdem mercado em 2003

DA REDAÇÃO

Embora tenham melhorado suas contas em 2003, Varig e TAM perderam mais mercado no ano passado do que em 2002 e assistiram à ascensão da Gol, tendência que já é verificada neste ano.
De acordo com dados divulgados ontem pelo DAC (Departamento de Aviação Civil) relativos ao acumulado de 2003 e a janeiro de 2004, o grupo Varig, que engloba as companhias aéreas Varig, Rio Sul e Nordeste, viu sua participação no mercado brasileiro (na análise da ocupação) cair 14,2% no ano passado, para 33,67% -ante 39,26% em 2002.
A TAM encerrou o ano próxima à Varig, na vice-liderança do setor, com 33,11% dos assentos ocupados do país, mas também registrou queda, pois tinha 34,94% em 2002. A redução foi de 5,2%.
Há dois anos, sem o acordo operacional entre ambas, as empresas haviam registrado desempenhos melhores na comparação da participação de mercado.
A TAM havia visto sua fatia crescer de 30,71% para 34,94%, enquanto o grupo Varig registrara queda menor do que a do ano passado, de 40,46% (2001) para 39,26% (2002) -ou seja, só 3%.
Na contramão, a Gol aumentou sua participação de mercado em 63,1% em 2003 e ultrapassou a Vasp. É a terceira maior companhia aérea do país em ocupação, com 19,24%, ante 11,8% em 2002. A alta confirma a tendência vista em 2002, pois a companhia tinha apenas 4,74% em 2001.
Já a Vasp ficou praticamente estável: de 12,66% em 2002 para 12,24% no ano passado.
As quatro maiores companhias aéreas do país continuam a dominar o mercado: da mesma forma como há dois anos, elas ainda respondiam em 2003, juntas, por mais de 98% dos assentos ocupados nos vôos domésticos.

Ascensão em janeiro
A Gol registrou ocupação de 79% em janeiro deste ano, maior índice do setor e 15 pontos percentuais a mais do que sua média ao longo de 2003.
"Temos uma ocupação tradicionalmente maior nos meses de alta temporada, mas esse número [79%] se deve principalmente ao número de novos passageiros, que procuram bilhetes econômicos e simplicidade na hora de comprá-los", afirmou o vice-presidente de marketing da Gol, Tarcísio Gargioni.
Outro fator que contribuiu, segundo Gargioni, foi a criação, em dezembro, dos vôos noturnos. "Apesar da participação pequena em relação ao total, tivemos ocupação acima de 90% nesses vôos."
No mês passado, a Gol ficou com 23,06% dos assentos ocupados no país, atrás da Varig, com 29,73%, e da TAM, que foi a líder, com 33,87% do mercado.
(MARCELO SAKATE)


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