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Empresas perdem mercado em 2003
DA REDAÇÃO
Embora tenham melhorado
suas contas em 2003, Varig e TAM
perderam mais mercado no ano
passado do que em 2002 e assistiram à ascensão da Gol, tendência
que já é verificada neste ano.
De acordo com dados divulgados ontem pelo DAC (Departamento de Aviação Civil) relativos
ao acumulado de 2003 e a janeiro
de 2004, o grupo Varig, que engloba as companhias aéreas Varig,
Rio Sul e Nordeste, viu sua participação no mercado brasileiro (na
análise da ocupação) cair 14,2%
no ano passado, para 33,67%
-ante 39,26% em 2002.
A TAM encerrou o ano próxima
à Varig, na vice-liderança do setor, com 33,11% dos assentos ocupados do país, mas também registrou queda, pois tinha 34,94% em
2002. A redução foi de 5,2%.
Há dois anos, sem o acordo operacional entre ambas, as empresas
haviam registrado desempenhos
melhores na comparação da participação de mercado.
A TAM havia visto sua fatia
crescer de 30,71% para 34,94%,
enquanto o grupo Varig registrara queda menor do que a do ano
passado, de 40,46% (2001) para
39,26% (2002) -ou seja, só 3%.
Na contramão, a Gol aumentou
sua participação de mercado em
63,1% em 2003 e ultrapassou a
Vasp. É a terceira maior companhia aérea do país em ocupação,
com 19,24%, ante 11,8% em 2002.
A alta confirma a tendência vista
em 2002, pois a companhia tinha
apenas 4,74% em 2001.
Já a Vasp ficou praticamente estável: de 12,66% em 2002 para
12,24% no ano passado.
As quatro maiores companhias
aéreas do país continuam a dominar o mercado: da mesma forma
como há dois anos, elas ainda respondiam em 2003, juntas, por
mais de 98% dos assentos ocupados nos vôos domésticos.
Ascensão em janeiro
A Gol registrou ocupação de
79% em janeiro deste ano, maior
índice do setor e 15 pontos percentuais a mais do que sua média
ao longo de 2003.
"Temos uma ocupação tradicionalmente maior nos meses de
alta temporada, mas esse número
[79%] se deve principalmente ao
número de novos passageiros,
que procuram bilhetes econômicos e simplicidade na hora de
comprá-los", afirmou o vice-presidente de marketing da Gol, Tarcísio Gargioni.
Outro fator que contribuiu, segundo Gargioni, foi a criação, em
dezembro, dos vôos noturnos.
"Apesar da participação pequena
em relação ao total, tivemos ocupação acima de 90% nesses vôos."
No mês passado, a Gol ficou
com 23,06% dos assentos ocupados no país, atrás da Varig, com
29,73%, e da TAM, que foi a líder,
com 33,87% do mercado.
(MARCELO SAKATE)
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