São Paulo, quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plano quer priorizar emprego de americanos

DE WASHINGTON

Além de "Buy American" (compre produtos americanos, em tradução livre), "Employ American" (empregue americanos). A versão do plano de Barack Obama aprovada pelo Senado não só manteve a primeira emenda, de cunho protecionista, como adicionou a segunda, de espírito xenofóbico.
A primeira prevê que todo aço, ferro e manufaturados usados em obras de infraestrutura bancadas pelo plano sejam de fabricação americana. Depois da grita da comunidade internacional, a versão aprovada pelos senadores foi amenizada em relação à equivalente na Câmara dos Representantes (deputados federais).
Agora, admite também que esses produtos fabricados por parceiros dos EUA em tratados comerciais sejam utilizados. Ainda assim, países como Brasil, Índia e Rússia continuam prejudicados e ameaçam recorrer à OMC (Organização Mundial do Comércio).
Mas uma outra emenda, batizada de Ato Empregue Trabalhadores Americanos (Employ American Workers Act) e pouco divulgada, passou incólume. Exige que as empresas que receberem dinheiro do Tarp -o plano de auxílio ao mercado financeiro- privilegiem norte-americanos sobre portadores de vistos H-1B na hora de escolher seus empregados.
Se passar à medida final, vigorará por dois anos e imporá uma série de obstáculos a empresas auxiliadas pelo governo que queiram contratar estrangeiros portadores desse tipo de visto, de mão-de-obra qualificada. A ação prejudica principalmente a Índia.
Segundo números do ano fiscal de 2006, os mais recentes disponíveis, dos cerca de 270 mil portadores de H-1B nos EUA naquele ano, 120 mil eram indianos, a maioria trabalhadores do setor de tecnologia. Cerca de 2.700, ou 1%, eram brasileiros, principalmente do mercado financeiro.
Nos últimos seis anos, os bancos que receberam auxílio do governo requisitaram 21,8 mil vistos desse tipo para empregar estrangeiros. (SD)


Texto Anterior: Após ofensiva da Casa Branca, pacote avança no Congresso
Próximo Texto: Presidente do BC americano diz ser preciso paciência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.