São Paulo, quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente do BC americano diz ser preciso paciência

DA REDAÇÃO

O presidente do Fed (o BC americano), Ben Bernanke, afirmou que é preciso haver paciência com as mais recentes medidas do governo dos EUA para tentar recuperar a economia. "Não podemos esperar resultados imediatos", disse em depoimento aos deputados americanos, horas depois de Timothy Geithner, o secretário do Tesouro, apresentar o novo pacote de ajuda aos bancos.
Sobre um dos pontos do pacote que envolvem o Fed, o aumento de US$ 20 bilhões para US$ 100 bilhões do programa para estimular o financiamento, ele afirmou que, caso a proposta funcione como o planejado, "deverá ajudar a reiniciar a atividade" nos mercados de crédito (como financiamento estudantil). Bernanke, porém, não se aprofundou sobre o plano apresentando ontem.
O dirigente afirmou que muitos fatores dificultam a avaliação dos programas de ajuda aos bancos e aos mercados de crédito em que o Fed injetou bilhões de dólares, mas que o BC americano está animado com a resposta que eles receberam das instituições e de analistas. "Nossos empréstimos para instituições financeiras, ao lado de ações tomadas por outras agências, ajudaram a relaxar os severos apertos de liquidez vividos por várias empresas."


Com agências internacionais


Texto Anterior: Plano quer priorizar emprego de americanos
Próximo Texto: No Brasil: Já saneado, sistema espera volta do crédito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.