São Paulo, Quinta-feira, 11 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONSENSO
País quer empréstimo de US$ 4,8 bilhões
Rússia e FMI ficam perto de acordo

das agências internacionais

O FMI (Fundo Monetário Internacional) está mais otimista em relação a um possível acordo para um empréstimo financeiro à Rússia.
Segundo o organismo internacional, as diferenças entre as duas partes foram identificadas e uma nova missão irá hoje a Moscou para continuar os assuntos discutidos por telefone entre Michel Camdessus, diretor-gerente do FMI, e Evguêni Primakov, primeiro-ministro russo.
"É um retorno da missão baseada nas conversas de alto nível recentes entre Camdessus e o primeiro-ministro, que identificaram os problemas remanescentes", afirmou o representante sênior do FMI, Martin Gilman.
As negociações entre as duas partes entraram num impasse na semana passada depois de Camdessus ter dito que os organismos internacionais não emprestariam dinheiro para a Rússia em condições complacentes. "Seria um desserviço ao país", afirmara.
Em resposta, o vice-primeiro-ministro da Rússia, Iuri Masliukov, disse que Camdessus estava exagerando nas pressões contra o país.
"Ele está pressionando, mas isso é simplesmente indecente", afirmou.
A Rússia precisa de um empréstimo para pagar cerca de US$ 4,8 bilhões de dívidas com o FMI e com outros credores estrangeiros.

Crise
O FMI estava em negociações por vários meses com a Rússia sobre qual política o país deveria usar para a nova linha de crédito.
No entanto o organismo refreou as discussões em virtude da grave crise financeira russa de agosto de 1997.
De acordo com Gilman, Camdessus e Primakov devem se encontrar em Washington no próximo dia 24 de março.


Texto Anterior: Fusão pode criar maior banco do mundo
Próximo Texto: Quatro teles estudam processo de fusão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.