São Paulo, terça-feira, 11 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELETRICIDADE

Energia do Sudeste não evita baixa de reservatórios do Sul

PATRÍCIA ZIMMERMANN
DA FOLHA ONLINE, EM BRASÍLIA

O governo elevou a transferência de energia das regiões Sudeste e Centro-Oeste para o Sul do país, mas não conseguiu evitar que o nível dos reservatórios da região chegassem ao nível mais baixo desde o período pré-racionamento, em junho de 2000. No entanto, o aumento da transferência reduz os riscos de uma situação mais grave.
Segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o nível médio dos reservatórios sulistas em junho passado foi de 29,77%, chegando a 29,29% ontem. Em junho de 2000, um ano antes do racionamento, os reservatórios das usinas da região chegaram a 29,6%. O nível considerado de risco para a região é de 13%.
A situação só não pode ser comparada à crise de energia enfrentada pelo país entre 2001 e 2002 porque o problema hoje só atinge o Sul. Nas demais regiões, os reservatórios estão relativamente cheios, e há a possibilidade de transmissão de energia de uma região para a outra.
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico já autorizou transferências de até 5.300 megawatts médios para o Sul (4.000 MW é o nível considerado de segurança em situações normais).


Texto Anterior: Tarifa telefônica só cai a partir de sexta
Próximo Texto: Sistema financeiro: Confirmada pena a Calmon de Sá, do banco Econômico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.