São Paulo, terça-feira, 11 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VAIVÉM DAS COMMODITIES

Mauro Zafalon @ - mzafalon@folhasp.com.br

PREPARO DE TERRA
Mesmo que a área de plantio não caia muito na safra de verão, a produtividade pode ser uma das menores dos últimos anos. Desanimados com a perda de renda das duas últimas colheitas, muitos produtores dizem que só vão plantar com "segurança".

SEGURANÇA DUVIDOSA
A segurança citada pelos agricultores é o oposto do que recomendam alguns especialistas. As recomendações são para uma área menor, mas com todo o cuidado para que haja boa produtividade. Muitos produtores prometem fazer o contrário.

ÁREA TOTAL
É o caso de Baltazar Rubio, produtor paranaense que vai utilizar toda a área de 70 alqueires que dispõe, mas com os menores gastos possíveis. Sementes apenas as que ele mesmo produziu e adubos e fertilizantes não serão utilizados. Inseticidas e herbicidas, só o necessário. É melhor colher 70 sacas de soja sem grandes gastos do que as 120 tradicionais, mas ficar com dívidas, diz ele.

MUITO VENTO
A chuva que ocorreu na madrugada de ontem no Sul serviu para dar alívio ao trigo, produto que deve ter quebra de produtividade devido à seca. Quem não gostou foram os produtores de milho. A planta, já debilitada pela seca, não resistiu ao vento forte que acompanhou a chuva e "deitou" em algumas regiões.

PLANTAS MEDICINAIS
A Embrapa realiza amanhã, em Corumbá (MS), um encontro para discutir plantas medicinais, aromáticas e condimentos. O encontro se deve a uma preocupação de pesquisadores da Embrapa e de outras instituições de Mato Grosso do Sul com a preservação e qualidade do cultivo dessas plantas.

AO VIVO
A partir das 13h do dia 14, os produtores brasileiros que quiserem se informar sobre os efeitos do uso do selênio orgânico na alimentação de matrizes podem entrar no site www.sel-plex.com. Para participar, o interessado tem de enviar um e-mail, até o dia 13, para sel-plex@alltech.com.

SEMI-ÁRIDO
A Embrapa e a Abimaq iniciam hoje uma Agrishow diferente. Realizado em Petrolina (PE), o evento tem por objetivo levar conhecimentos à população rural do semi-árido. Técnicas de aproveitamento de água de chuva, criação de caprinos, ovinos, aves e abelhas, entre outras atividades, serão mostradas.

DIMENSÕES
Segundo a Embrapa, a região do semi-árido ocupa 1.132 municípios de Minas Gerais e Nordeste, nos quais moram 25 milhões de habitantes.


Texto Anterior: Mittal diz que não vai comprar ações da Arcelor Brasil
Próximo Texto: UE suspende compra de aves vivas do Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.