São Paulo, quinta, 12 de fevereiro de 1998

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CONSUMIDOR
Serviços têm mais reclamações
Blue Life lidera lista de queixas do Procon

SIMONE CAVALCANTI
da Reportagem Local

A Blue Life (plano de saúde) lidera o ranking de reclamações do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor). Em 96, ocupava a sétima posição.
O Procon registrou 238.324 reclamações em 97. Convênio médico, telefonia, imobiliárias e lojas de móveis lideram as queixas.
Segundo Maria Lumena, diretora de atendimento ao consumidor da entidade, apesar de ainda não estar entre os líderes de reclamações, o setor de assuntos financeiros está "tomando corpo".
No ano passado, a entidade registrou 24.853 queixas contra instituições bancárias.
O número de empresas "denunciadas" caiu de 4.685 em 96 para 3.620 em 97. Quatro são reincidentes entre as dez primeiras: Sabesp, Telesp, Blue Life e Trasmontano.
Outro lado
A Blue Life informou que as queixas provêm de reajuste nas mensalidades dos associados e não estão relacionadas à prestação de serviços. Antes de reajustar os carnês, segundo a empresa, o Procon havia sido avisado.
A Trasmontano afirma que 80% das queixas foram solucionadas e 20% estão em fase de negociação.
A Sabesp informou que está implantando novo sistema de leitura de contas de água para reduzir o número de queixas.
A Nec afirmou que tenta atender a todas as reclamações.
Três empresas -Credicard, Multibrás e Telesp- afirmam que as queixas são relativamente pequenas em função do número de clientes atendidos.
Das dez empresas, três -Interclínicas, Kolumbus Móveis e Lojas Centro- não comentaram a lista do Procon, apesar de procuradas pela Folha.



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