São Paulo, domingo, 12 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO TENSO
Euforia leva a novos recordes

da Reportagem Local

Cada ponto a mais no índice Nasdaq esquenta o debate a respeito de qual o limite para a alta das ações das empresas de tecnologia. Para muitos analistas, boa parte dos 5.000 pontos da Nasdaq é devida à euforia especulativa dos investidores dos EUA.
Segundo os mesmos analistas, mesmo que o índice Nasdaq tenha uma correção, a economia norte-americana não sofrerá grandes traumas.
Isso porque a Bolsa de Nova York, que concentra as tradicionais ações das grandes empresas dos EUA, não cairia muito. Os analistas lembram que o Dow Jones, principal índice da Bolsa, patina nos 10.000 pontos e teria, portanto, espaço para se valorizar.
O volume negociado na Nasdaq já atingiu US$ 5 trilhões: uma queda de 10% significa prejuízos de cerca de US$ 500 bilhões. Isso pode transformar investidores ricos em inadimplentes pobres da noite para o dia.
O problema maior é que os investidores comportam-se como uma manada: todos tentam vender as ações antes que elas valham muito pouco. Isso faz as ações caírem mais e deixa os investidores cada vez mais "pobres".
Como a Bolsa de Nova York poderá salvar esses investidores é a grande questão. Afinal, eles não terão muito dinheiro para investir e não é muito provável que, em meio ao pânico, as ações das empresas tradicionais subam e gerem ganhos suficientes para cobrir as perdas da Nasdaq.


Texto Anterior: Analista vê exagero na alta do Nasdaq
Próximo Texto: Bolha vai estourar, prevê consultor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.