São Paulo, terça-feira, 12 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manifestação organizada pela CUT teve cerca de 4.000 pessoas; protesto também foi contra a presença de FHC

Polícia e manifestantes se enfrentam no CE

KAMILA FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

Um confronto com cerca de 4.000 manifestantes e 150 policiais da Tropa de Choque da Polícia Militar do Ceará ocorreu ontem durante protesto contra a reunião do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e contra a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso em Fortaleza.
Pelo menos três pessoas ficaram feridas, sem gravidade, entre elas o próprio comandante da Tropa de Choque. Um fotógrafo levou uma pedrada na cabeça.
O confronto teria se iniciado quando um dos manifestantes ameaçou um policial com um cano de PVC. A polícia reagiu com cacetetes e bombas de gás lacrimogêneo, enquanto os manifestantes usaram pedras.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública e os próprios organizadores da manifestação, não houve prisões.
A manifestação foi organizada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e contou com a participação de outros grupos, como os estudantes.
Outra manifestação, dessa vez pacífica, com cerca de 30 pessoas, aconteceu pouco antes, bem em frente ao local onde acontecia a reunião do BID.

Feriado
Para garantir a segurança do presidente e dos participantes do evento, foi decretado feriado ontem em Fortaleza e todas as escolas, universidades e o comércio tiveram de fechar as portas.
Apenas metade da frota de ônibus que circula normalmente foi para as ruas para liberar o trânsito para o transporte das autoridades que se dirigiam ao local do evento.
Além disso, toda a segurança foi reforçada para o evento, com 1.600 homens das polícias Militar e Civil nas ruas e mais 1.000 soldados do Exército. Dois helicópteros da polícia e um do Exército sobrevoavam a cidade o tempo todo.
Também foram colocadas barreiras de concreto para impedir a passagem em todos os locais que sediam eventos do BID na cidade. Apenas pessoas e veículos credenciados poderiam passar.

Helicópteros
Outros dois helicópteros do Exército foram colocados à disposição da comitiva presidencial pelos organizadores do evento. Eles acompanharam o helicóptero presidencial na viagem para a cidade de Apodi (RN), para onde FHC seguiu.
Outra manifestação estava programada para acontecer ontem à noite, desta vez na frente do teatro José de Alencar, no centro da cidade, onde haveria uma apresentação de balé para os participantes da reunião do BID.



Texto Anterior: Siderúrgicas defendem boicote contra o carvão norte-americano
Próximo Texto: Isto é FHC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.