São Paulo, sexta-feira, 12 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parcelas de escola sobem mais que inflação no Real

DA SUCURSAL DO RIO

Desde o início do Plano Real, as mensalidades escolares subiram mais do que a inflação. Enquanto o IPCA ficou em 163,64% no período -junho de 1994 a fevereiro de 2004-, os colégios tiveram uma alta acumulada de 234,99%.
Segundo o IBGE, esse aumento se concentrou nos primeiros anos do Real, quando os serviços, cujos preços estavam defasados, dispararam.
Neste ano, porém, com o repasse de custos de energia e os dissídios dos salários que carregam a inflação do ano passado (mais alta), as mensalidades já subiram 8,63%. As previsões apontam para um IPCA de 6,5% neste ano.
Eulina Nunes dos Santos, gerente da Coordenação de Índices de Preço do IBGE, afirmou que é provável que em 2004 os colégios subam mais do que em 2003 -quando acumularam uma variação de 9,84%-, pois o aumento em fevereiro foi muito forte (8,11%).
Ao comentar os aumentos no início do Real, ela afirmou: "Naquela época, os serviços subiram muito, pois estavam defasados. Como as pessoas não vão trocar seus filhos de colégio todo ano, ao contrário do que fazem no supermercado [mudando de marca], os aumentos foram possíveis".


Texto Anterior: Inflação: Alta no atacado não contamina o IPCA
Próximo Texto: Impostos: Receita Federal arrecada mais do que o previsto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.