São Paulo, sexta-feira, 12 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação volta a recuar em São Paulo, diz Fipe

DA REDAÇÃO

O comportamento da inflação em São Paulo está "melhor do que o esperado", na avaliação de Heron do Carmo, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe. Nos últimos 30 dias até 7 deste mês, os preços subiram apenas 0,03%, em média.
A expectativa de alta da inflação trazida pelo IPCA do IBGE (0,60% em março) é passageira segundo o economista da Fipe. Ele espera que Banco Central faça uma boa avaliação do momento e que não volte a aumentar os juros apenas por causa dessa alta.
Duas diferenças distinguem os índices da Fipe e do IBGE: metodologia e influência regional. A Fipe considerou como aumento de preços a sobretaxa para os consumidores que estourassem a meta do racionamento em 2001 (o IBGE não adotou esse critério). Agora a Fipe está retirando esse efeito, o que provoca queda nos preços da energia, o que não ocorre no índice do IBGE.
Outra diferença básica é que o mercado de São Paulo é o primeiro a mostrar a tendência de preços, que nas últimas semanas é de queda. A Fipe, que só coleta preços no município de São Paulo, é sempre a primeira a mostrar essa tendência, diz Heron. (MZ)


Texto Anterior: Protecionismo: Subsídio anula doação de rico a pobre
Próximo Texto: Mercado financeiro: Brasil conclui captação com dificuldade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.