São Paulo, domingo, 12 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FINANCIAMENTO

Bancos fazem repasses

BNDES empresta mais a pequenas empresas

CHICO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO

A política adotada pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no ano passado de impor aos bancos que operam com repasses dos seus recursos limites mínimos de empréstimos às pequenas empresas está dando resultado.
No primeiro trimestre deste ano os repasses desses bancos para as micro, pequenas e médias empresas cresceram 28,75% em relação a igual período do ano passado, enquanto os repasses para as empresas em geral caíram 18,55%.
De acordo com os dados do banco estatal, as micro, pequenas e médias receberam da rede de 94 agentes (bancos credenciados) R$ 1,4 bilhão de janeiro a março deste ano. No mesmo período do ano passado os repasses feitos por 106 agentes somaram R$ 1,1 bilhão.
No ano passado, o BNDES estabeleceu, para os bancos da rede credenciada a repassar seus recursos, que eles só teriam direito ao limite máximo se os repasses contemplassem um percentual mínimo para o segmento das micro, pequenas e médias empresas.
O percentual varia de acordo com o perfil da atuação do banco no mercado. Caso a cota mínima não seja cumprida, o banco vai tendo sua fatia de recursos do BNDES para repasse sendo progressivamente reduzida.
O dinheiro do BNDES, a um custo de TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) acrescentado de 1% a 3% ao ano, é o mais barato do mercado. Ele permite aos bancos repassarem aos clientes a taxas também baixas em relação aos juros do país (a taxa Selic, que representa os juros básicos do país, está em 18,5%). A TJLP está hoje em 10% ao ano. A novidade este ano é que os repasses às micro, pequenas e médias estão crescendo enquanto os empréstimos às empresas têm encolhido.
Os técnicos do BNDES explicam que outros estímulos, além da imposição de limite mínimo, têm ajudado a aumentar os repasses às pequenas. Entre eles estão o fundo de aval, pelo qual o BNDES assume até 80% dos riscos de empréstimos aos pequenos.



Texto Anterior: Espanhóis detêm 80% do ganho da Telefônica
Próximo Texto: Capitalização on-line: Bancos criam jogos para vender títulos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.