São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vender siderúrgica é decisão correta, afirma analista

DA REPORTAGEM LOCAL

A decisão da Companhia Vale do Rio Doce de vender os ativos da Usiminas é tida como acertada. "A entrada dos recursos vai compensar uma série de outros investimentos que a Vale está fazendo", afirmou o responsável pelas áreas de siderurgia e mineração da Brascan, Luiz Caetano.
No último dia 9, em um comunicado enviado à Bolsa de São Paulo, a Vale confirmou a intenção de se desfazer de suas ações na Usiminas. De acordo com o texto, a operação poderia ser feita de modo pulverizado (oferta das ações em Bolsa) ou em bloco (venda direta para um grande comprador).
Se for realizada com sucesso, a venda das ações da Vale na Usiminas deve engordar o balanço da mineradora em 2005. Isso porque, quando uma empresa se desfaz de sua participação em outra, o dinheiro entra no caixa do vendedor e infla o lucro. Quem ganha é o acionista, com dividendos maiores.
Os investimentos da Vale em siderurgia foram feitos à época da privatização do setor. Segundo analistas, a intenção da mineradora era se precaver e criar demanda para seus produtos -o que acabou acontecendo. Agora, na avaliação dos analistas, seria hora de se desfazer da participação. (JL)


Texto Anterior: Balanços: Lucro da Vale cresce 69% e vai a R$ 1,6 bi
Próximo Texto: Ganho da Usiminas no trimestre atinge R$ 1 bi, com alta de 179%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.