São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em SP, taxa da Fipe registra desaceleração

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Após um abril com forte aceleração nos preços, a inflação começa a recuar neste mês em São Paulo. A taxa média dos últimos 30 dias até 7 deste mês foi de 0,68%, abaixo do 0,83% do mês passado. Os números são do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe. Paulo Picchetti, coordenador do IPC, prevê novos recuos, e estima taxa de 0,45% para este mês.
O ritmo da inflação cai em São Paulo porque os três principais fatores de pressão do mês passado já perderam força. O vilão das últimas semanas -reajuste na tarifa de ônibus promovido pela prefeitura de São Paulo- deixou de exercer pressão sobre o índice.
Os remédios, que iniciaram abril com forte pressão, também começam a perder ritmo. Os alimentos, após um longo período de alta, registraram a primeira desaceleração na taxa nas últimas sete semanas.
Picchetti diz que essa tendência de desaceleração mostrada pelo IPC da Fipe também será apontada pelo IPCA do IBGE neste mês. Segundo ele, a direção oposta dos dois índices divulgados ontem tem um motivo: o IPCA está mostrando o que a Fipe já mostrou no mês passado, quando a taxa -prevista inicialmente em 0,45%- ficou em 0,83%.
Apesar da tendência de queda no setor de alimentação, os alimentos industrializados continuam com lenta e gradual reposição de preços, segundo Picchetti. Essa reposição ocorre porque esses itens subiram menos do que a inflação média nos últimos 12 meses.
"Os agrícolas, principalmente os "in natura", são um desafio para qualquer estimativa de inflação", diz Picchetti. Mesmo assim, ele diz que o índice ponta a ponta -a comparação dos preços da primeira semana deste mês com os da primeira de abril- já mostra queda.
Estudo feito pelo economista com base no comportamento dos 525 itens que compõem o índice da Fipe mostra que é quase impossível determinar o comportamento de alguns alimentos, como os "in natura". Os mais voláteis são limão, maracujá, kiwi, tomate e vagem.


Texto Anterior: Preços: Inflação já supera metade da meta do ano
Próximo Texto: Comunicações: Empresas vêem monopólio na telefonia fixa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.