São Paulo, sábado, 12 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIVATIZAÇÃO
Meta é torná-los atrativos
BC faz pente-fino em bancos federalizados

ALEX RIBEIRO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco Central está fazendo um pente-fino nos estatutos dos bancos estaduais federalizados para cortar benefícios exagerados de funcionários e tornar essas instituições mais atrativas para a privatização.
Na avaliação do BC, o fracasso do leilão do BEM (Banco do Estado do Maranhão), ocorrido há cerca de um mês, não se deveu à falta de interessados, mas aos benefícios generosos concedidos aos funcionários.
Segundo o diretor de Finanças Públicas do BC, Carlos Eduardo de Freitas, o alvo principal da revisão serão as cláusulas dos estatutos que garantem participação significativa nos lucros dos bancos e os planos de assistência médica que dão cobertura generosa aos funcionários.
Para evitar esses problemas, o BC está criando um estatuto padrão que será aplicado a todos os bancos federalizados.
Oito instituições financeiras estão na fila da privatização, e o fracasso do leilão do BEM despertou um alerta sobre o risco de não aparecerem compradores para todas elas. O diretor do Banco Central, entretanto, considera possível privatizar todos os bancos estaduais.
Segundo ele, o BC fez um trabalho intenso às vésperas do leilão do BEM para definir o preço justo da instituição, mas acabou surpreendido por uma cláusula do estatuto do banco que concedia participação generosa aos funcionários nos lucros.


Texto Anterior: Arrecadação: Receita quer R$ 13 bi com autuações
Próximo Texto: Comércio exterior: Superávit argentino supera o brasileiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.