São Paulo, sábado, 12 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FMI acha que taxa maior pode gerar recessão

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Em sua revisão anual da economia japonesa, divulgada ontem, o Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou que a elevação nas taxas de juros japonesas pode levar o país de volta à recessão.
A recomendação de cautela já havia sido dada anteriormente ao governo japonês, que se opunha publicamente à alta determinada pelo banco central do país.
Segundo o FMI, o iene parece estar seguro dentro do cenário econômico do médio prazo. "Uma elevação do valor do iene, não justificada pelos fundamentos da economia, pode reduzir a lenta recuperação econômica do país."

Retomada
O FMI afirmou ainda que a frágil recuperação do Japão parece "com pouco poder e desnivelada", estando sujeita a riscos e oscilações.
De acordo com o FMI, o crescimento econômico no Japão deve ficar em 1,5% neste ano, e em 1,75% em 2001.
No entanto a entidade preveniu que esses números não estão garantidos, já que a retomada de fôlego na demanda privada ainda tem que se fortalecer. "As condições econômicas sugerem cautela para que o esforço não seja perdido, com a volta da recessão."



Texto Anterior: Recuperação: BC japonês sobe juro pela 1ª vez na década
Próximo Texto: Mercado financeiro: C-Bonds voltam ao nível pré-crise russa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.