São Paulo, segunda-feira, 12 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda os riscos das aplicações

DA REPORTAGEM LOCAL

Devido à distorção de rentabilidade, o investidor pode deduzir que é preferível comprar dólar em espécie a aplicar em fundos cambiais. Os consultores dizem que as duas alternativas têm risco, mas que, ao longo do tempo, o fundo tende a render mais.
O primeiro ponto a lembrar é que, no Brasil, é proibido comprar dólar diretamente, a não ser em caso de viagem comprovada ao exterior.
Comprar no mercado paralelo tem várias desvantagens, além da ilegalidade. As notas podem ser falsas e é perigoso guardá-las em casa. Além disso, na compra o investidor sempre paga mais do que a moeda vale no mercado e, na venda, sempre recebe menos, o que o faz perder mais rentabilidade na aplicação.
Já os fundos cambiais, à medida que o mercado de dólar se normalizar, tendem a apresentar uma rentabilidade próxima da dólar. É preciso, no entanto, ficar atento à política de investimento do fundo e à habilidade do gestor, pois há produtos mais e menos arriscados.


Texto Anterior: Fundo cambial perde para variação do dólar
Próximo Texto: Ações: Lucro deve melhorar aplicação na Petrobras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.