UOL


São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGP-M zera na 1ª prévia do mês

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A queda na demanda do consumidor, combinada com o recorde da safra agrícola, está segurando as variações de preço em agosto.
A primeira prévia do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) para o mês, divulgada ontem pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), não mostrou oscilação do indicador, que ficou em 0,00%, apesar dos reajustes das tarifas de telefonia e de energia elétrica anunciados em julho.
No mês passado, a inflação havia caído 0,17% na primeira prévia do mês. A taxa mensal acabou fechada com deflação de 0,42%. No ano, o IGP-M acumula alta de 5,46%. Nos últimos 12 meses, a taxa alcança 22,42%.
O IPA (Índice de Preços do Atacado), que tem um peso de 60% na composição do IGP-M, teve deflação de 0,17%.
"A safra maior e a queda na demanda foram os dois principais motivos para que os preços da agricultura se mantivessem negativos. Já o fim do recuo do dólar e do impacto da redução de preços dos combustíveis estão fazendo com que a deflação industrial perca a força", avaliou o coordenador de análises econômicas da FGV, Salomão Quadros.
Já o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) teve alta de 0,10%, contra queda de 0,19% em julho. O INCC (Índice de Preços da Construção Civil) passou de uma variação de 0,54% para 0,94% de um mês para o outro.


Texto Anterior: Saiba mais: Meta ainda pode ser atingida, graças ao desaquecimento
Próximo Texto: Refeição rala: Inflação do prato feito supera 10%
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.