UOL


São Paulo, sexta-feira, 12 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Muita surpresa
O Usda divulgou ontem os novos dados da safra de soja. Foi surpresa geral. Enquanto o mercado prevê safra de 75 milhões de toneladas para 2003/4, o órgão do governo norte-americano reduziu as estimativas para 71,9 milhões de toneladas. Em agosto, as previsões do Usda eram de 77,9 milhões.

Seca no oeste
Fernando Muraro, da AgRural de Curitiba, diz que a quebra se deve à seca de 45 dias no oeste do principal cinturão produtor de grãos nos EUA. Ele cita o Estado de Iowa, onde a safra deve cair para 11 milhões de toneladas, após ter atingido 13,5 milhões em 2002.

Estoques
A produção dos EUA será a menor em sete anos, e os estoques finais recuam para 3,7 milhões de toneladas em 2003/4, também os menores no mesmo período. Já a produtividade cai para o menor patamar em oito anos. Segundo Muraro, a produção média de Iowa é de 43,7 sacas/hectare, 19% menos do que em 2002/3. Os preços são os maiores em cinco anos.

Classificação de carcaça
O Brasil adota a classificação de carcaça na pecuária bovina a partir de janeiro de 2004. O consumidor terá informações sobre idade, peso, sexo do animal, cobertura de gordura, rastreamento e tipo de couro, diz proposta da câmara setorial aprovada ontem.

EGF com café
Fica dispensada a classificação do café nos contratos EGF, sem opção de venda, mas os produtores e indústrias devem confirmar a qualidade do produto aos agentes financeiros, conforme definiu ontem a Conab.

Mudanças na Rússia
As exportações brasileiras de carne de frango para a Rússia caíram 13% neste ano, queda que se deve à imposição de cotas. Os próprios russos, no entanto, querem importações acima do volume das cotas distribuídas ao Brasil.

Em ascensão
A Abef (associação de produtores e exportadores) mostra evolução de 40% no volume exportado de frango neste ano -1,27 milhão de toneladas. As receitas obtidas atingem US$ 1,11 bilhão, com alta de 35% sobre as de 2002.

"Faça você mesmo"
O produtor Benny Vanrooyen, de Holambra (SP), colocará em supermercados e postos de gasolina uma caixa com 20 botões de rosa, papel celofane e laço decorativo. A idéia é o consumidor montar o buquê com custo menor.

Sem álcool e abençoado
Chega ao mercado o primeiro vinho canônico sem álcool -utilizado em cerimônias religiosas católicas. Além de ser o único no mundo, foi abençoado pelo papa João Paulo 2º, diz Gisele Simões, da La Dorni. O novo produto é produzido pela colônia italiana de Serra Gaúcha (RS) e engarrafado em Bandeirantes (PR).

Mercado em expansão
A La Dorni acredita em boa demanda para o produto, já que grande número de religiosos não podem ingerir vinho com álcool. O produto, que será lançado na Expocatólica 2003, de 18 a 21 deste mês, em São Paulo, não terá venda restrita aos religiosos.

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado financeiro: Brasil capta US$ 750 milhões no exterior
Próximo Texto: Comércio mundial: Sem abertura, Brasil vê OMC "irrelevante"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.