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FUSÃO
Exigência, não definitiva, é da Secretaria de Acompanhamento Econômico; SDE e Cade ainda analisarão
AmBev só existirá se a Skol for vendida
ISABEL VERSIANI
da Sucursal de Brasília
A Seae (Secretaria de Acompanhamento Econômico) anunciou
ontem que a fusão da Brahma
com a Antarctica, que resultou na
criação da AmBev, só será aprovada pelo governo se a empresa
vender a Skol a terceiros.
A Skol, comprada pela Brahma
em 1980, é atualmente a cerveja
mais vendida no país. Ela concentra 27% do mercado da bebida. A
Antarctica detém 23,3% do mercado de cervejas e a Brahma,
21,8%, segundo dados da consultoria A.C. Nielsen.
A decisão da Seae não é definitiva. O caso ainda terá de passar pela análise da Secretaria de Direito
Econômico e do Cade (Conselho
Administrativo de Defesa Econômica), este último responsável pelo julgamento final do ato.
O secretário de Acompanhamento Econômico, Claudio Considera, afirmou que, a princípio,
não haveria restrições à venda da
Skol para a Kaiser, principal concorrente da AmBev.
A Seae também determinou
que a AmBev terá de vender mais
duas fábricas -Antarctica ou
Brahma- localizadas em Manaus e em Cuiabá. A Skol e a Kaiser não têm fábricas nessas localidades.
A secretaria estabeleceu ainda
que o contrato que a Brahma e a
empresa norte-americana Miller
assinaram, em 1995, para distribuir a cerveja Miller no Brasil terá
de ser revisto pelos órgãos do governo de defesa da concorrência.
Considera disse que a recomendação para a venda da Skol foi tomada para evitar que a AmBev
detivesse a supremacia de mercado que lhe permitisse aumentar
os preços de suas cervejas.
Fidelidade
O coordenador-geral de Defesa
da Concorrência da Seae, Paulo
Corrêa, argumentou que a possibilidade de o mercado de cervejas
ser regulado por importações é limitada porque o consumidor
brasileiro tem uma certa fidelidade às marcas nacionais e gosta de
tomar a bebida em garrafas de
600 ml. A maior parte da cerveja
estrangeira é vendida em latas.
Segundo Considera, a Seae estimou que a fusão da Brahma com
a Antarctica poderá provocar redução de custos de cerca de 6%
para as duas empresas. Na documentação entregue ao governo, a
AmBev havia calculado redução
de custos de 14%, mas a Seae considerou os números superestimados.
A Seae não fez considerações
sobre o impacto que a fusão poderá ter sobre o emprego. "Não é
papel dos órgãos de defesa da
concorrência tratar dessa questão", disse Considera.
O Cade tem independência para
dar interpretação diferente da
Seae no julgamento dos atos de
concentração. Historicamente,
entretanto, o conselho tende a
acompanhar, em linhas gerais, o
parecer da secretaria.
De janeiro a maio deste ano, segundo dados da Seae, cerca de
90% dos pareceres da secretaria
foram confirmados pelo Cade. Os
casos, entretanto, eram todos
mais simples do que o caso AmBev.
Refrigerantes
A Seae não fez nenhuma recomendação em relação às vendas
da AmBev de refrigerantes e de
águas. É que, segundo a secretaria, a concentração de mercado
gerada pela fusão nos dois casos
-cerca de 21% e 1,08%, respectivamente- não seria suficiente
para gerar riscos à concorrência.
Corrêa afirmou que a secretaria
descartou a possibilidade de determinar a venda das marcas de
cerveja Brahma ou Antarctica pelo fato de elas serem marcas "líderes" das duas empresas.
Ele argumentou que não faria
sentido, em termos de marketing,
que a cerveja Antarctica, por
exemplo, ficasse em uma empresa e o guaraná Antarctica, em outra.
Atualmente há quatro fábricas
Skol no país: Guarulhos (SP), Nova Lima (MG), Londrina (PR) e
Gama (DF). A cerveja é líder de
mercado em Goiás, no Distrito
Federal, no Rio de Janeiro, em
Mato Grosso, em Minas Gerais e
em Santa Catarina.
Antes de anunciar o parecer da
Seae, Considera afirmou que a entrevista seria restrita à imprensa e
solicitou aos advogados presentes
que se retirassem do auditório.
A advogada da AmBev e ex-conselheira do Cade Neide Mallard se recusou, em um primeiro
momento, a deixar a sala. "Só vou
me retirar mediante força policial", disse.
Depois de marcarem um encontro com Considera para a tarde, os advogados acabaram deixando o auditório.
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