UOL


São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo dos EUA diz que vai apoiar empresa

FERNANDO CANZIAN
DE WASHINGTON

O subsecretário de Estado norte-americano para assuntos políticos, Marc Grossman, disse ontem que o governo dos Estados Unidos deve dar apoio à AES nas discussões que a empresa vem travando com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
"Nossa política é dar apoio às empresas norte-americanas. Não tenho a menor dúvida quanto a isso", disse Grossman. Segundo ele, o assunto ainda não chegou a ser discutido em detalhes na esfera de seu departamento.
""Mas tenho certeza de que nossa embaixadora no Brasil, Donna Hrinak, está cuidando dos nossos interesses no país", disse Grossman em Washington.
As declarações foram dadas no momento em que Donna Hrinak reunia-se, em Brasília, com o presidente do BNDES, Carlos Lessa, antes do encontro com o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan.
No encontro com Furlan, a embaixadora pediu que o governo brasileiro que mantenha aberto o diálogo com a AES, controladora da Eletropaulo, para encontrar uma solução para a crise financeira enfrentada pela empresa.
"A única coisa que eu pedi foi que o diálogo continuasse", afirmou Hrinak. Segundo ela, o tema principal das reuniões não foi o caso da AES.
No mês passado, o secretário-adjunto de Comércio do EUA, William Lash, esteve em Brasília numa visita diplomática e defendeu os interesses da AES. Ele deixou claro que o governo norte-americano viria com maus olhos a saída da empresa do Brasil.
Lash argumentou que os Estados e municípios deviam à empresa norte-americana cerca de R$ 1,2 bilhão e afirmou que parte dos problemas financeiros enfrentados pela distribuidora de energia elétrica se devia à falta desses pagamentos.


Com a Sucursal de Brasília


Texto Anterior: Curto-circuito: Dívida da AES com BNDES chega a US$ 2 bi
Próximo Texto: Ano do dragão: Inflação alta complica crescimento até 2004
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.