UOL


São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exportação cria vagas e mantém índice de emprego

DA REPORTAGEM LOCAL

As exportações foram outro fator que contribuiu para a manutenção do emprego na indústria paulista, segundo a Fiesp. Na ponta do lápis, em fevereiro as empresas tiveram um saldo positivo de 75 contratações, o que correspondeu a um ligeiro aumento de 0,01% em relação a janeiro.
No acumulado do ano, a indústria acumula um saldo positivo de 434 contratações. Em janeiro houve 359 vagas abertas a mais do que aquelas fechadas. "Isso significa estabilidade de emprego", disse a diretora Clarice Messer.
No final de fevereiro, a indústria paulista tinha pouco mais de 1,5 milhão de trabalhadores. Segundo Messer, as indústrias voltadas para a exportação estão apresentando um desempenho positivo e contratando ou mantendo o pessoal. Já as empresas que trabalham para o mercado interno enfrentam dificuldades nos negócios, devido à queda do poder aquisitivo da população e à falta de crédito do bancos.
Messer disse que a expansão dos negócios voltados para exportação tem um limite. As indústrias podem sofrer problemas para aumentar as vendas para o exterior, pois não fizeram investimentos antecipadamente em sua capacidade produtiva. E o setor automobilístico trabalha com cotas anuais.
"Caso o Brasil não feche novos acordos bilaterais, as exportações de veículos, que vão bem, podem ficar limitadas em 2003", disse Messer.
Os setores que mais aumentaram seu quadro de pessoal em fevereiro foram artefatos de papel (aumento de 3,04%), calçados de Franca (2,98%) e forjaria (2,8%). Os maiores cortes ocorreram em massas alimentícias (-5,75%), relojoaria (-4,8%) e junco (-3,35%). (LV)


Texto Anterior: Trabalho: Fiesp diz que vai demitir se salário subir
Próximo Texto: Centrais atacam declaração "atrasada" e ameaçam fazer "festival de greves"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.