São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aerus não teria como pagar a todos, diz ex-presidente

DA FOLHA ONLINE, NO RIO

O ex-presidente do Aerus Ricardo Lodi Ribeiro disse ontem temer que nem todos os participantes da Varig no fundo de pensão consigam reaver o dinheiro contribuído. Segundo ele, se todos os participantes do fundo corressem para sacar seu dinheiro ao mesmo tempo, o fundo teria hoje menos da metade dos recursos necessários para fazer o pagamento.
Os dois planos da Varig incluíam cerca de 15 mil funcionários da Varig -6.700 aposentados e pensionistas e 8.300 em fase de contribuição.
"Com a liquidação, se todos os participantes e todos os assistidos tiverem o direito de levantar seus recursos, tememos que não haja recursos suficientes para a satisfação de todos."
Segundo ele, o fundo é "extremamente deficitário no sentido de não ter dinheiro em caixa suficiente para satisfazer a todos os ativos e os inativos".
Ele afirmou que para fazer caixa o fundo precisaria de mais tempo para se capitalizar. "Esse tempo acabou e não sei por quanto tempo a Varig continuará a voar. A única salvação para o fundo Aerus é a Varig continuar operando, continuar voando, para que os trabalhadores sigam contribuindo."
Lodi, que foi confirmado anteontem no cargo, foi destituído ontem em razão da intervenção no fundo da Secretaria de Previdência Complementar. Nem chegou a tomar posse.
Ele disse ainda que se ressente por não ter conseguido levar adiante uma auditoria na companhia. (CLARICE SPITZ)

Texto Anterior: Governo decreta a liquidação do fundo de pensão da companhia
Próximo Texto: Opinião econômica - Luiz Pinguelli Rosa: A disputa pelo controle da energia elétrica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.