São Paulo, domingo, 13 de abril de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Araçariguama tem 13 empresas de mineração

da Reportagem Local

Apesar de ficar a apenas 50 km de São Paulo, a Saint George não é o único empreendimento mineral na região. Segundo levantamento da prefeitura, existem 13 empresas de mineração a cidade.
O futuro da mina de ouro de Araçariguama, no entanto, é incerto.
Alguns vereadores da cidade querem transformá-la em atração turística, o que ocorreria com o tombamento histórico do local.
O problema é que toda a área ao redor da mina, onde fica a fazenda São José, pode, antes disso, virar um condomínio de casas.
Atualmente, no entanto, a fazenda faz parte da Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho, que foi criada pelo casal, já falecido e sem descendentes.
A fundação dá atualmente formação escolar e profissional a cerca de 300 crianças em Jundiaí.
A solução para o caso ainda não foi tomada e, de qualquer forma, depende em última instância da mineradora Effedip, que detém o direito de explorar a mina comercialmente, ou seja, possui direitos sobre o subsolo da área.
A intenção de transformar a mina em turismo serviria para atrair recursos para a cidade de Araçariguama, que briga atualmente para instalar uma agência bancária na cidade -o último posto bancário foi fechado há alguns anos.
O prefeito de Araçariguama, Moysés de Andrade (PFL), no entanto, diz acreditar que a cidade possui forte potencial para ser um pólo industrial, especialmente pela proximidade de São Paulo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã