São Paulo, sábado, 13 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁSIA

Analista vê "trajetória estável"

Japão tem crescimento pelo 3º trimestre seguido

DA BLOOMBERG

A economia do Japão cresceu pelo terceiro trimestre consecutivo de abril a junho num momento em que o aumento dos gastos das empresas e dos consumidores sinaliza que a recuperação da recessão pode ser sustentada.
A segunda maior economia do mundo cresceu a um ritmo anualizado de 1,1% no período de três meses encerrado a 30 de junho, disse em Tóquio a Secretaria de Governo. O índice foi inferior ao previsto pelos economistas, em parte porque o PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre foi corrigido e revelou crescimento de 5,3%, em relação aos 4,9% anteriormente calculados.
As empresas industriais como a Yamaha Motor Co. estão expandindo suas fábricas para atender ao crescente número de pedidos vindos do exterior, enquanto os consumidores intensificaram suas compras em vista da alta dos salários.
O índice de ações Topix completou seu maior avanço semanal dos últimos dois anos após o banco central do país ter dito que a economia continuará crescendo, no momento em que o premiê Junichiro Koizumi se prepara para eleições em setembro.

Trajetória estável
""O crescimento da economia está, sem dúvida, emergindo de seu período de debilidade rumo a uma trajetória estável de expansão", disse Makoto Sakume, co-gestor de US$ 3,8 bilhões em ativos na Assahi Life Asset Management Co. de Tóquio. O relatório ""sugere que poderemos observar um crescimento um pouco mais acelerado" no ano.
O crescimento da economia japonesa no segundo trimestre deste ano deve ser comparado ao ritmo de 3,4% de expansão registrado nos EUA, destino da maior parte das exportações japonesas. O grupo de 12 países que tem o euro como moeda cresceu 0,3% no segundo trimestre, comparativamente ao primeiro.


Texto Anterior: Dívida: S&P aumenta "rating" da Venezuela para "B+"
Próximo Texto: Barril de pólvora: Petróleo acumula alta de 54% em NY no ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.