São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rentabilidade é maior que a da indústria

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As elevadas taxas de juros ajudaram os bancos a manter sua rentabilidade neste ano, apesar da queda no nível de atividade econômica observada nos últimos meses. A combinação desses fatores colaborou para aumentar os ganhos obtidos pelo sistema financeiro, mas provocou um forte recuo na lucratividade da indústria.
No primeiro semestre deste ano, a rentabilidade sobre o patrimônio líquido registrada pelos bancos passou de 16,8% para 18,25%. Já entre as indústrias, caiu de 10,75% para 5,11%.
Esses número constam de pesquisa feita pela consultoria Austin Asis, a pedido da Folha. O levantamento comparou os resultados obtidos neste ano por um grupo de 130 bancos e 193 empresas não-financeiras.
Para fazer a comparação, a pesquisa usou um índice que compara a rentabilidade das empresas com seu patrimônio líquido. Esse índice permite comparar o lucro obtido com o dinheiro investido pelos proprietários da empresa.


Texto Anterior: Exuberância: Lucro dos bancos cresce 45% no semestre
Próximo Texto: Opinião Econômica - Luiz Carlos Mendonça de Barros: A política econômica do próximo governo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.