São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa recua com risco de guerra e economia fraca

DA REPORTAGEM LOCAL

A expectativa de uma eventual ação americana contra o Iraque, o desempenho econômico negativo e as declarações do presidente do Federal Reserve, Alan Greenspan, derrubaram as Bolsas americanas ontem. Na Europa, as perdas também foram grandes.
Na Bolsa de Nova York, o índice Dow Jones teve queda de 2,35% e recuou para 8.379,41 pontos. A Bolsa tecnológica Nasdaq, que concentra as empresas de tecnologia, acumulou perdas de 2,72%, fechando em 1.279,68 pontos.
Na esteira da queda em Nova York, os principais mercados de ações mundiais também fecharam o dia em baixa. Em Londres, o índice FTSE 100 teve queda de 2,98%. O CAC 40, de Paris, caiu 4,56%. Em Frankfurt, o DAX fechou com baixa de 4,54%.
O discurso belicista do presidente norte-americano na Assembléia Geral das Nações Unidas inquietou os investidores num momento em que a economia americana- e por extensão a mundial- lutam para se recuperar da recessão e dos efeitos dos ataques terroristas sofridos pelos EUA em 2001.
Durante pronunciamento na Comissão do Orçamento da Câmara dos EUA, Greenspan afirmou que a economia dos EUA tem resistido bem aos recentes golpes, como a retração no volume de investimentos e desaquecimento da economia mundial, por exemplo. Entretanto, o presidente do Fed enfatizou que os efeitos depressivos persistem e continuam a influenciar a atividade econômica, sobretudo no que diz respeito às perspectivas para o orçamento federal.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Déficit na conta corrente dos EUA atinge US$ 130 bi no trimestre
Próximo Texto: Análise: Presidente do Fed engole as próprias palavras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.