|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Âncora tradicional
pode perder espaço
da Reportagem Local
As lojas-âncoras tradicionais,
com vários andares e um imenso
número de itens à disposição, são
coisas do passado, segundo Nelson Barrizzelli, consultor.
Para ele, as âncoras funcionaram bem na transição das lojas de
departamentos para os shoppings
centers. Para não correr riscos, os
empreendedores traziam as lojas
de departamentos para dentro
dos shoppings como chamariz.
"Agora os shoppings não precisam mais de âncora para tocar o
negócio. Hoje, a própria área de
alimentação já funciona como âncora, atraindo público", afirma.
Isso acontece por causa da mudança de função do shopping na
sociedade. "Antes, o shopping era
centro de compras. Hoje, é centro
de convivência, um lugar onde as
pessoas vão também para se divertir, onde os pais deixam os filhos adolescentes porque tem segurança e conforto", diz Eleonora
de Souza Ramos Pereira, gerente-geral de marketing da rede Plaza.
Com a mudança de função, lojas menores e prestadores de serviço, como sapateiros e chaveiros,
ganharam espaço na preferência
do consumidor. "Gradativamente, as lojas-satélites foram assumindo importância e substituindo as âncoras", diz Barrizzelli.
Mas esse entendimento não é
consenso. Eduardo Chalita, diretor das Lojas Americanas, diz que
as lojas-âncoras ainda são importantes porque investem muito em
publicidade e promoção, melhorando a divulgação do shopping,
e ainda oferecem grande variedade de mercadorias.
"Os shoppings, em geral, primeiro dão prioridade às âncoras
para escolher o espaço e, depois,
distribuem as lojas-satélites", diz
Chalita.
"As âncoras não vão deixar de
existir", diz Wilson Marques Spinelli, diretor da Multiplan, que
controla os shoppings Morumbi e
Anália Franco. "Essas lojas exercem forte poder de atração."
As lojas-âncoras que sumiram
dos shoppings, diz, são reflexo de
má administração.
"As que estão bem estruturadas
e organizadas estão crescendo.
Muitas delas estão querendo entrar, por exemplo, no Morumbi."
(FF e LR)
Texto Anterior: Varejo: Novas lojas ocupam vácuo das falidas Próximo Texto: Redes de descontos têm maior atrativo Índice
|