São Paulo, Segunda-feira, 13 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Redes de descontos têm maior atrativo

da Reportagem Local

Além das lojas de moda, as de descontos são hoje as que mais atraem o consumidor para dentro dos shoppings. "Essa é a tendência mundial", afirma Marcos Gouvêa de Souza, consultor.
No Brasil, as Lojas Americanas se encaixam no conceito de loja de descontos. Trabalha com 60 mil itens, entre brinquedos, artigos para casa, perfumaria e alimentos. Além disso, responde por 30% do mercado de CDs, segundo Eduardo Chalita, diretor.
A Americanas, que já tem 86 lojas espalhadas pelo país, espera fechar o ano com 90, investindo entre R$ 2 milhões e R$ 3 milhões por unidade. Uma das novas lojas fica em São Paulo, duas no Rio de Janeiro e uma em Sergipe.
"Planejamos consolidar nossa posição no Rio, onde temos mais de 20 lojas, e conquistar mais mercado em São Paulo. Temos 12 lojas na região metropolitana e ainda há muito espaço para crescer", diz Chalita.
Mais concentrada em móveis e utilidades para a casa, a Tok & Stok detecta uma tendência nacional e que dá oportunidades para crescer. "A insegurança nas ruas e a diminuição do turismo fizeram o consumidor buscar mais conforto para a sua casa e isso tem trazido mais público para as nossas lojas", diz Mario Nogueira, diretor de finanças.
Atenta aos desejos desse cliente, a Tok & Stok, que tem 14 lojas no Brasil, decidiu investir R$ 30 milhões até 2002 para praticamente dobrar a área de vendas -de 37 mil m2 para 70 m2. Serão abertas 12 novas lojas, boa parte em shoppings, e outra seis passarão por reforma e ampliação.
A empresa, que prevê faturar neste ano R$ 165 milhões, quer chegar a R$ 250 milhões até 2003. Animada com seu plano de expansão, a Vila Romana, líder em roupa social masculina, está ampliando a linha esportiva que exibirá nas suas novas lojas de shoppings. Os investimentos nesses pontos somam cerca de R$ 6 milhões até junho do ano que vem.
Em junho passado, a empresa abriu uma semi-âncora no shopping Recife (PE), parte de seu projeto de crescimento no Nordeste. (LR e FF)

Texto Anterior: Âncora tradicional pode perder espaço
Próximo Texto: Opinião econômica: Regatas e maratonas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.