|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Redes de descontos têm maior atrativo
da Reportagem Local
Além das lojas de moda, as de
descontos são hoje as que mais
atraem o consumidor para dentro
dos shoppings. "Essa é a tendência mundial", afirma Marcos
Gouvêa de Souza, consultor.
No Brasil, as Lojas Americanas
se encaixam no conceito de loja
de descontos. Trabalha com 60
mil itens, entre brinquedos, artigos para casa, perfumaria e alimentos. Além disso, responde
por 30% do mercado de CDs, segundo Eduardo Chalita, diretor.
A Americanas, que já tem 86 lojas espalhadas pelo país, espera
fechar o ano com 90, investindo
entre R$ 2 milhões e R$ 3 milhões
por unidade. Uma das novas lojas
fica em São Paulo, duas no Rio de
Janeiro e uma em Sergipe.
"Planejamos consolidar nossa
posição no Rio, onde temos mais
de 20 lojas, e conquistar mais
mercado em São Paulo. Temos 12
lojas na região metropolitana e
ainda há muito espaço para crescer", diz Chalita.
Mais concentrada em móveis e
utilidades para a casa, a Tok &
Stok detecta uma tendência nacional e que dá oportunidades para crescer. "A insegurança nas
ruas e a diminuição do turismo fizeram o consumidor buscar mais
conforto para a sua casa e isso tem
trazido mais público para as nossas lojas", diz Mario Nogueira, diretor de finanças.
Atenta aos desejos desse cliente,
a Tok & Stok, que tem 14 lojas no
Brasil, decidiu investir R$ 30 milhões até 2002 para praticamente
dobrar a área de vendas -de 37
mil m2 para 70 m2. Serão abertas
12 novas lojas, boa parte em shoppings, e outra seis passarão por
reforma e ampliação.
A empresa, que prevê faturar
neste ano R$ 165 milhões, quer
chegar a R$ 250 milhões até 2003.
Animada com seu plano de expansão, a Vila Romana, líder em
roupa social masculina, está ampliando a linha esportiva que exibirá nas suas novas lojas de shoppings. Os investimentos nesses
pontos somam cerca de R$ 6 milhões até junho do ano que vem.
Em junho passado, a empresa
abriu uma semi-âncora no shopping Recife (PE), parte de seu projeto de crescimento no Nordeste.
(LR e FF)
Texto Anterior: Âncora tradicional pode perder espaço Próximo Texto: Opinião econômica: Regatas e maratonas Índice
|