São Paulo, domingo, 13 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cotas falham e derrubam preços


da Reportagem Local

O preço do petróleo Brent -utilizado como referência no mercado internacional- chegou a ser cotado na última semana abaixo da barreira psicológica dos US$ 10 o barril.
Analistas dizem que o insistente recuo confirma a ineficácia da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) em reduzir as cotas de produção dos membros do cartel.
Há meses, os produtores tentam conter a queda do preço, provocada pela grande oferta e pela diminuição da produção dos países atingidos pela crise asiática.
As tentativas de cortar a produção não surtem efeito justamente pelo fato de os países descumprirem as cotas estabelecidas.
No final do mês passado, o cartel encerrou sua conferência semestral em Viena sem que houvesse novo acordo. A única decisão concreta foi burocrática: a Opep decidiu trocar as datas das reuniões semestrais, que deixam de ser realizadas em junho e novembro para ocorrer a partir de 99 em março e setembro.
(JAg)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.