São Paulo, terça-feira, 14 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

De 95 a 2002, lucro de bancos cresceu 275%

DO ENVIADO A BRASÍLIA

Os banqueiros chegaram ao fim da era FHC comemorando o lucro recorde registrado pelo setor no período. Na outra ponta, bancários lamentam que as fusões, aquisições e privatizações realizadas no setor tenham fechado milhares de postos de trabalho.
De um lucro de R$ 5,7 bilhões registrado em 95, o sistema bancário chegou a 2002 com lucro líquido de R$ 21,4 bilhões, segundo estudo da ABM Consulting -crescimento de 275,4%.
Já os bancários amargaram o fechamento de quase 200 mil postos de trabalho no setor entre 95 e o ano passado. Dados do Sindicato dos Bancários de São Paulo, baseados na Rais (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho, mostram que em 2002 haviam 359 mil bancários. Em 95, eram cerca de 559 mil.
"O corte de vagas no setor bancário vai seguir nos próximos anos. A concentração no setor prosseguirá e isso acaba resultando em mais fechamento de vagas", diz Alan Marinovic, da ABM Consulting. Com o negócio entre o Bradesco e o BBV, analistas estimam que haverá novos cortes.
Para Marinovic, a perspectiva de juros menores levará os bancos a buscarem outras formas de manterem seus lucros em alta. Novas fusões e aquisições devem acontecer. (FABRICIO VIEIRA)


Texto Anterior: Modelo atual exige mais ganho de escala
Próximo Texto: Comércio: Lobby do aço volta a pressionar Bush
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.