São Paulo, terça-feira, 14 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para BC inglês, Brasil superou incertezas políticas

DO ENVIADO À BASILÉIA

O presidente do banco central inglês, Edward George, disse ontem que o Brasil superou as incertezas políticas que influenciaram os mercados financeiros nos últimos meses e que os dirigentes dos bancos centrais das dez maiores economias do mundo estão "encorajados" com o governo Lula.
Segundo ele, o diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Horst Köhler, compartilhou a avaliação dos presidentes dos bancos centrais de que o governo brasileiro está no caminho certo na área econômica.
George disse que as preocupações do mercado começaram a se reduzir depois que o governo brasileiro assumiu o compromisso com "políticas ortodoxas voltadas à estabilização". Entre as medidas destacadas está o projeto que prevê autonomia operacional ao BC.
Ele deu as declarações na condição de representante dos dirigentes dos bancos centrais do G-10, após reunião do grupo realizada na sede do BIS (Banco Internacional de Compensações).
A reunião de ontem foi a primeira internacional de Henrique Meirelles como presidente do Banco Central do Brasil. Sua apresentação foi focada principalmente nas medidas econômicas que o governo pretende tomar, entre as quais a autonomia operacional do BC e as reformas tributária e da Previdência Social.
De acordo com George, os dirigentes dos BCs do G-10 passaram a maior parte da reunião ouvindo Meirelles e o novo presidente do banco central argentino, Alfredo Prat Gay. "Eles deixaram uma impressão muito positiva", disse.
"Nós [os integrantes do G-10 financeiro" nos sentimos muito encorajados [..." O que ele [Henrique Meirelles" nos disse sobre suas posições como presidente do BC, e [sobre" as do governo como um todo, foi muito positivo."
Segundo ele, os dirigentes dos bancos centrais ressaltaram a importância para a economia brasileira de um BC independente. Para George, a medida "pode efetivamente" dar maior segurança ao mercado financeiro em relação ao país. (LS)


Texto Anterior: Canadense é escolhido para o BIS
Próximo Texto: Opinião econômica: Primeiro emprego
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.