São Paulo, terça-feira, 14 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO FINANCEIRO

Resultado é considerado normal; dólar tem leve alta e Bovespa cai 1%, com realização de lucros

BC rola 96,9% do vencimento de quinta

DA REPORTAGEM LOCAL

O dólar fechou ontem com uma pequena alta de 0,15%, cotado a R$ 3,305 para venda (comercial). As principais notícias do dia que afetaram o mercado de câmbio foram o aumento do percentual da rolagem dos títulos cambiais do Banco Central que vencem na quinta-feira e a aquisição do BBVA pelo Bradesco.
A valorização em 0,52% do C-Bond, principal título da dívida externa brasileira, levou o risco-país para 1.221 pontos, uma queda de 0,40% em relação ao fechamento anterior (sexta-feira).
A Bovespa fechou em baixa de 1,08% aos 12.110 pontos, devido a realização de lucros dos investidores, em função da sequência de altas da semana passada, quando a Bolsa encerrou a semana com valorização de 5,5%.
No final da manhã de ontem o BC promoveu um leilão de swap cambial e aumentou de 74% para 96,9% a rolagem dos títulos da dívida atrelada ao dólar que vencem no dia 16. O resultado, considerado positivo pelos analistas, foi também avaliado como "dentro do esperado", tanto pelas condições favoráveis do mercado nas últimas semanas quanto pelo sucesso dos dois leilões promovidos na sexta-feira.
Segundo operadores, como a rolagem já tinha sido "praticamente concluída" na semana passada, seu resultado quase não afetou o câmbio.
Já o anúncio da transação entre o BBVA e o Bradesco gerou o boato de que haveria saída de dólares do Brasil praticamente na mesma medida das comemoradas captações no exterior feitas por bancos brasileiros nas últimas semanas.
Entretanto, a notícia posterior de que o pagamento não será feito de imediato colaborou para que o dólar não subisse mais nem a especulação tomasse proporções maiores -o que poderia pressionar a cotação para cima.
Na Bovespa, as empresas que mais subiram nos últimos dias foram também as que mais sofreram desvalorização ontem.
A ação PN (preferencial) da Eletropaulo, por exemplo, que foi a maior alta do Ibovespa na última quinta-feira, com valorização de 6,8%, ontem caiu 7,1%. As ações ordinárias da Eletrobras, que na sexta-feira subiram 7,3%, ontem caíram 6,2%.
Dos dez papéis mais negociados no dia, apenas dois fecharam em alta: Telemar PN (0,54%) e Cemig PN (1,2%). GEORGIA CARAPETKOV


Texto Anterior: Estrangeiros divergem sobre cenário do país
Próximo Texto: O vaivém das commodities
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.