UOL


São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CVM promete concluir investigação em 10 dias

DA SUCURSAL DO RIO

O presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), Luís Leonardo Cantidiano, afirmou ontem que a investigação em curso sobre a suposta movimentação irregular com ações da Petrobras será concluída em uma semana ou, no máximo, em dez dias.
Ele disse que não irá investigar a ANP (Agência Nacional do Petróleo) por ter feito o anúncio antes da Petrobras. Só agentes do mercado serão investigados.
São duas as possibilidades de irregularidades cometidas: informação privilegiada ou manipulação do mercado. No primeiro caso, alguém tem acesso a uma informação relevante antecipadamente e compra ações porque sabe que os papéis vão subir. No segundo, uma informação pode ser "plantada" no mercado por quem possui ações de um empresa, sabendo que a notícia irá elevar as cotações do papel.
Cantidiano ressaltou que ainda não foi constatada nenhuma irregularidade no caso da Petrobras. Segundo ele, foi detectado um volume muito grande de negócios com papéis da Petrobras, fugindo ao padrão normal.
Passado o prazo para o final da investigação preliminar, a CVM poderá abrir um inquérito ou até mesmo fazer uma acusação formal contra o suposto fraudador.


Texto Anterior: Óleo da discórdia: Poço "inflado" poderia valorizar licitações
Próximo Texto: Nota sobre poço era para técnicos, diz ANP
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.