São Paulo, sexta-feira, 14 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

TRIBUTAÇÃO

Brasileiro trabalha até o dia 18 apenas para pagar imposto de 2004, diz estudo
De 1º de janeiro até a próxima terça-feira, dia 18. Esse é o tempo que o brasileiro trabalhará neste ano apenas para pagar os tributos devidos aos governos federal, estaduais e municipais.
O cálculo é do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) e leva em conta os tributos incidentes sobre os salários, o consumo e o patrimônio.
Segundo o IBPT, em 2002 os contribuintes tinham de trabalhar 133 dias para satisfazer as exigências dos fiscos nos três níveis de governo. Em 2003 foram necessários mais dois dias (135). Para este ano, a previsão é de mais três dias (138).
Um dado relevante do estudo refere-se aos gastos das famílias com serviços similares aos oferecidos pelo poder público (educação, saúde, segurança e previdência privada). Na década de 70, só 7% da renda era comprometida para adquirir esses serviços. No ano passado, esse índice quadruplicou para 28%.
(DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Investimentos: Fundos voltam a perder com turbulências
Próximo Texto: Imposto de renda: Tribunal suspende liminar que permitia abater gastos com remédios em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.