UOL


São Paulo, sábado, 14 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palocci diz que não vê ameaça de empresários

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Antonio Palocci Filho (Fazenda) disse ontem que não entendeu como ameaças as afirmações de empresários do setor metalúrgico de São Paulo de que demitirão funcionários se a taxa básica de juros da economia, estabelecida pelo Banco Central, não for reduzida logo.
"Não vi nenhuma ameaça de empresário. Os empresários participam do debate democraticamente, como outros setores", disse o ministro, antes de participar de um congresso nacional de vereadores e deputados do PT.
"Vejo a crítica como parte do processo democrático. Eu nunca reagi negativamente à crítica, principalmente a crítica de boa-fé, aquela que procura sempre buscar caminhos novos para o Brasil", completou.
O ministro deu a entender que a redução dos juros não é a única forma para que o país saia de um processo de ajuste como o atual e passe para um período de crescimento. Disse que o governo tem tomado outras medidas, como a de aumentar os recursos para financiar o agronegócio.
"A economia tem de caminhar de maneira segura, as medidas têm de ser tomadas na hora certa, pois senão a gente perde a possibilidade de fazer aquilo que são metas essenciais de governo", disse.
Segundo ele, o combate à inflação "era a prioridade número zero". Disse que "felizmente" o governo está sendo vitorioso no combate à inflação.
Palocci voltou a afirmar que o país não está em recessão. Disse que os setores de agronegócio e exportadores do país têm tido "desempenho extraordinário". Mas reconheceu que os setores da economia voltados para o mercado interno passam por uma fase ruim.
"Os setores de venda interna têm dificuldades reais, porque nós fazemos um ajuste depois de uma crise de grandes proporções. É nesse sentido que nós temos de acreditar que as forças reais da economia do Brasil vão dar condições de marcharmos para o crescimento".


Texto Anterior: Força prepara protesto contra fim de direitos
Próximo Texto: Luís Nassif: Duelo de gigantes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.