UOL


São Paulo, sábado, 14 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fazenda tenta minimizar "tombo" da indústria

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Quatro dias após divulgação de dados apontando forte retração na produção industrial no país, o Ministério da Fazenda lançou nota em que procura relativizar os números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Segundo o IBGE, a produção industrial teve queda de 4,2% em abril, quando comparada com o resultado de abril de 2002. Em relação a março, o recuo foi de 0,1%.
"Essas quedas não refletem apenas o comportamento da demanda doméstica, contraída desde 2002, mas também os efeitos estatísticos decorrentes de eventos específicos aos meses comparados", diz o documento, preparado pela Secretaria de Política Econômica.
O relatório busca minimizar a responsabilidade do governo sobre o resultado: o recuo se deveria ao desaquecimento da economia e a efeitos estatísticos.
Um desses efeitos é o fato de o mês de abril ter tido dois dias úteis a menos do que abril de 2002. Ao comparar a produção dos dois períodos, seria de esperar que o valor deste ano fosse menor. Além disso, diz a Fazenda, abril de 2002 teria sido um mês excepcionalmente bom para a indústria.


Texto Anterior: Arrecadação teria caído 11% com IGP-DI
Próximo Texto: Números do BNDES melhoram, mas ainda registram queda no ano
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.