UOL


São Paulo, sábado, 14 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAR REVOLTO

"As coisas são mais difícieis do que a gente imagina", afirma presidente, que voltou a usar metáforas

Lula pede paciência dos bons pescadores

LEILA SUWWAN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Sob forte pressão para reduzir a taxa básica de juros e mostrar resultados concretos em diversos setores do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a cerimônia de lançamento da Conferência Nacional da Pesca para pedir a paciência de um bom pescador. Segundo ele, são "apressados" aqueles pescadores que "caem fora" depois de cinco minutos de espera.
Além disso, Lula defendeu o secretário especial da Aquicultura e da Pesca, José Fritsch, cujo órgão tem sido criticado pela inexpressividade. O presidente comparou Fritsch a um jogador de futebol briguento que ninguém entende por que foi escalado, mas que luta por seus interesses.
"É assim, as coisas são mais difíceis do que a gente imagina", disse Lula, para um público de cerca de 500 pessoas.
O presidente também anunciou seis medidas para o setor e a meta de aumentar a produção nacional de pesca em 50% em três anos.
"Não há ninguém que tenha mais paciência no mundo que um pescador, um bom pescador. Porque aqueles apressados ficam cinco minutos e já caem fora, achando que não vai dar em nada. Não têm paciência de esperar o bom cardume passar, para a gente poder voltar para casa", afirmou.
O presidente voltou a usar a metáfora da construção de uma casa para insistir na necessidade de ter paciência. Dessa vez, destacou os problemas em fazer as coisas por mutirão. "Às vezes, a gente chama um monte de amigos, trabalha, como a gente está aqui hoje, faz uma parede e, se a cerveja foi demais, na segunda-feira a gente descobre que a parede não está no prumo."
Ao elogiar Fritsch, graduado em Ciências Sociais, Lula também disse que políticos não precisam de diploma.


Texto Anterior: Números do BNDES melhoram, mas ainda registram queda no ano
Próximo Texto: Marcha lenta: Depois da guerra, confiança cai nos EUA
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.