São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

Varejo tem pior desempenho em 3 meses

DA BLOOMBERG

As vendas no varejo dos Estados Unidos cresceram 0,1% em maio, índice mais baixo em três meses, devido ao aumento dos preços da gasolina e da menor atividade no mercado imobiliário, informou ontem o Departamento de Comércio do país.
As vendas do varejo haviam subido 0,8% em abril, e a maioria dos analistas tinha calculado que o aumento em maio seria de 0,2%. Se forem excluídas as vendas nos postos de gasolina, as vendas no varejo tiveram redução de 0,1% em maio. Para alguns analistas, a desaceleração nos preços das casas e o leve aumento nos salários se juntam agora às preocupações dos consumidores já afetados pelos altos preços dos combustíveis.
O indício de que a despesa dos consumidores -que equivale a quase 70% do PIB (Produto Interno Bruto dos EUA)- começou a diminuir explica por que o Federal Reserve (banco central dos EUA) estima que a economia terá crescimento menor neste trimestre.

Atacado
O Departamento do Trabalho também informou que o PPI (Índice de Preços no Atacado, na sigla em inglês) ficou em 0,2% em maio, ante o 0,9% registrado no mês anterior. O indicador de maio ficou abaixo das expectativas, que eram de 0,4%, mas o seu núcleo -que exclui preços de alimentos e energia- registrou aumento de 0,3%, acima da previsão de 0,2% dos especialistas.


Texto Anterior: IGP-M indica alta de 0,27% nos preços
Próximo Texto: Argentina pagará mais pelo gás da Bolívia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.