UOL


São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTEGRAÇÃO

Plebiscito hoje decide adesão da Suécia ao euro
Ministros das Finanças na Europa fizeram campanha ontem para que os suecos votem "sim" no plebiscito de hoje sobre a adesão do país ao euro.
A consulta não tem caráter decisivo e precisaria ser referendada, mas o apoio popular é tido como chave para que a Suécia abandone sua moeda (a coroa sueca) e adote o euro (divisa comum para 12 países da Europa).
"Nós queremos a Suécia conosco", disse o ministro das Finanças da Áustria, Karl-Heinz Grasser. Outros ministros, como o de Luxemburgo, expressaram opinião semelhante.
O plebiscito foi mantido mesmo após o assassinato, semana passada, da ministra de Relações Exteriores, Anna Lindh, que era favorável à integração econômica. Pesquisas apontam que a morte de Lindh aumentou o número de pessoas que apóiam o euro, apesar de ainda não serem maioria.
(DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)


Texto Anterior: Panorâmica - Vizinho em crise: Argentina reitera que reajuste de tarifas não estará no acordo com o FMI
Próximo Texto: Cenários: Taxar importado trava produção, diz analista
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.