São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÉDITO

Inadimplência em agosto sobe 5,6% em relação a 2005

JANAÍNA LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

A inadimplência cresceu 5,6% entre os brasileiros no mês passado em relação a agosto de 2005, segundo levantamento realizado pela Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos), empresa especializada em pesquisas, informações e análises econômico-financeiras.
Na comparação entre agosto e julho deste ano, houve melhora. O Indicador Serasa de Inadimplência da Pessoa Física recuou 5,1%.
O assessor econômico da Serasa, Carlos Henrique de Almeida, observou que "a inadimplência aumentou no comparativo de 12 meses, mas isso ocorreu em ritmo menos acelerado do que nos outros meses de 2006".
Quanto ao resultado de agosto em relação a julho, Almeida acredita que o consumidor tenha dado prioridade ao pagamento de dívidas já assumidas e evitou a contratação de novos débitos.
"Há uma busca por regularizar compromissos e acertar a situação financeira até o fim do ano, quando ocorrem as festas. O grande termômetro disso será outubro, por conta do Dia da Criança."
Segundo a Serasa, os vilões que contribuíram para a inadimplência em agosto foram os cartões de crédito e as financeiras, responsáveis por 33,6% dos pagamentos em aberto. Em média, as dívidas tinham valor de R$ 308,44.


Texto Anterior: Mesmo com Selic menor, juro bancário recua pouco, diz Procon
Próximo Texto: Vendas: Consumidor de SP está mais confiante, diz a Fecomercio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.