São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CERVEJA

Nielsen desiste de coletar preço para associação

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A AC Nielsen desistiu de fazer pesquisas de preços de cervejas para a Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), que seriam base para cálculo de ICMS das Fazendas estaduais.
Desde 1998, quem faz pesquisas de preços de cerveja na maioria dos Estados brasileiros é a Fink & Schappo. Só que cervejarias reunidas na Abrabe, como a Schincariol e o grupo Petrópolis (Itaipava), querem serviços de outros institutos.
A AC Nielsen chegou a fechar contrato com a Abrabe, mas voltou atrás após verificar que corria o risco de ter de informar os locais onde são feitas as pesquisas de preços, caso isso fosse solicitado pelas Fazendas estaduais. "Temos contrato de confiabilidade com os clientes. Não podemos revelar os locais onde são feitas as pesquisas", diz Mário Lynch, diretor de marketing da AC Nielsen.
As cervejarias reunidas no Sindicerv entendem que a pesquisa deve continuar sendo feita pela Fink & Schappo. A cisão das cervejarias em dois grupos acabou levando a Fazenda do Estado do Maranhão a fixar nesta semana preços de cervejas para cálculo do ICMS com base em levantamentos de preços da Fink & Schappo.
"Se as cervejarias não se entenderem, nós vamos fazer os levantamentos de preços para retenção do ICMS", afirma Jorge Castro, gestor da Unidade de Informações Econômico-Fiscais da Secretaria da Fazenda do Maranhão.


Texto Anterior: Médica do INSS é assassinada em Minas
Próximo Texto: Parcelamento: Prazo de adesão ao Refis 3 acaba amanhã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.