São Paulo, sábado, 14 de dezembro de 2002

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Nada original, consumidor vai dar camisa, perfume, cosmético e CDs

DA REPORTAGEM LOCAL

Os homens receberão camisas; as mulheres, perfumes e cosméticos. O Natal deste ano vai pecar pela falta de originalidade como resultado do pouco dinheiro no bolso.
Números de uma pesquisa da Fecomércio, obtida pela Folha, mostram quais serão os presentes mais comprados no final do ano, seus valores e a real intenção de compra do paulistano. Esse é o primeiro levantamento feito pela entidade em que são escolhidos os presentes preferidos. Foram entrevistadas 900 pessoas na capital paulista.
Em primeiro lugar estão as camisas masculinas, com 32,47% da preferência, seguidas pelos perfumes e cosméticos, com 14,76% das opções. A seguir aparecem os vestidos e as saias (13,28%) e os calçados (12,92%).
Entre os produtos incluídos no segmento de bens duráveis (TVs e rádios, entre outros), o item preferido são os brinquedos (44%) -que têm preço mais baixo se a mercadoria for de origem nacional, pois os importados encareceram com a alta do dólar.
Em segundo lugar aparecem os CDs, com preço unitário que varia de R$ 20 a R$ 30. Uma em cada quatro pessoas ouvidas em São Paulo citou o CD como a escolha principal para presentear neste Natal.

Bolso
Segundo a pesquisa, metade das pessoas irá gastar até R$ 40 em cada presente neste ano. Como essa é a primeira vez que o levantamento é feito, não é possível fazer comparações com anos anteriores.
Apenas 12% das pessoas admite a possibilidade de desembolsar de R$ 61 a R$ 80 por lembrança comprada. Mas, como a entidade já informou, o consumidor vai às lojas: 72% dos entrevistados vão presentear alguém neste Natal.


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