UOL


São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAPITALISMO VERMELHO

Inflação chinesa tem maior alta em seis anos
O índice de preços ao consumidor chinês registrou no mês passado a maior elevação em seis anos, dando o sinal mais claro, até o momento, de que a economia que mais cresce no planeta pode estar sofrendo de superaquecimento.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice apresentou uma alta de 3%. Foi o aumento mais acelerado desde abril de 1997.
O aquecimento inflacionário traz razões para que o Banco do Povo da China, o banco central do país, fique sob pressão. O primeiro deles é que a taxa de juros para os depósitos bancários no período foi de 1,98%, o que significa que, em termos reais, as poupanças dos chineses valem menos hoje.
O BC já se manifestou contra uma elevação na taxa de juros, porque isso poderia frear a expansão econômica e atrairia mais capital especulativo para o país. (DO "FINANCIAL TIMES")


Texto Anterior: Panorâmica - Recuperação: Uruguai cresce 2,4% e declara fim de recessão
Próximo Texto: Luís Nassif: O perfume da nossa rua
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.