São Paulo, quarta-feira, 14 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

SEM MISSÕES
O Brasil cancelou, a pedido da Europa e da Rússia, o envio de técnicos para explicar os cuidados adotados no caso da febre aftosa. União Européia e Rússia, grandes importadores, devem mandar técnicos próprios para a avaliação.

ESPERADA
A quebra da safra de arroz -em Mato Grosso chegou a 50%- e a retenção de produto estão dando suporte aos preços internos. A nova safra só se inicia em meados de janeiro, e começa por Mato Grosso, segundo o analista Romeu Fiod.

MÃO DUPLA
O grupo Kepler Weber entrega hoje à Universidade Federal de Santa Maria (RS) uma fábrica compacta de alimentos balanceados. Feita sob medida para o Departamento de Zootecnia, produzirá quatro toneladas/hora de ração animal e servirá para testar novas misturas de alimentos.

CRISE
Produtores se reúnem e querem solução "Nossa competência está se exaurindo. Aumentamos a produtividade e eles aumentaram os custos." Essa será a bandeira da discussão dos 700 produtores rurais esperados na sexta-feira, em Luiz Eduardo Magalhães (Bahia). O evento, que deve reunir 120 sindicatos de trabalhadores rurais do país, vai definir uma pauta de sobrevivência para a agricultura. Um documento será encaminhado às federações e confederações agrícolas, ao governo e à Comissão de Agricultura da Câmara. Os produtores querem uma resposta rápida a essas sugestões. Um dos itens a serem discutidos serão os custos dos insumos que, no Brasil, chegam a superar em até 170% os da Argentina.

RUMO A MT
Após recente desembarque em terra capixaba, a paranaense Globoaves se dirige a Mato Grosso. Vai investir R$ 35 milhões em 57 aviários para produção de ovos férteis e em uma fábrica de ração, a partir de 2006, no município de Chapada dos Guimarães.

BOURBON AMARELO
A Santa Lúcia investe ainda mais na variedade de café arábica bourbon amarelo. A fazenda mineira plantou mais 30 mil pés, somando 60 mil dessa variedade.

O TOP DO TOP
A Ipanema coloca no mercado, em janeiro, um "blend" de café tupi e catuaí amarelo formado apenas por produtos que se destacaram em qualidade. Denominado Ipanema Reserva Especial, será vendido por R$ 100 o quilo nas lojas Cafeera, da própria empresa.


Texto Anterior: Agronegócio: Borracha deve atingir maior preço desde 84
Próximo Texto: País do "Mensalão": Força-tarefa faz megablitz no Promocenter
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.